Cinema e crítica.
Entre os cineastas americanos mais ativos durante o apogeu do cinema clássico (entre as décadas de 1940 e 1950), John Berry não poderia estar. Não exatamente por abrir mão da estética clássica, por não perseguir a fluência rítmica e o equilíbrio das formas que consagraram o estilo cinematográfico de John Ford a Raoul Walsh, de…
Por Pedro Henrique Gomes
Entre os cineastas americanos mais ativos durante o apogeu do cinema clássico (entre as décadas de 1940 e 1950), John Berry não poderia estar. Não exatamente por abrir mão da estética clássica, por não perseguir a fluência rítmica e o equilíbrio das formas que consagraram o estilo cinematográfico de John Ford a Raoul Walsh, de…
Por Pedro Henrique Gomes
Elegia do amor e do ódio Agora, Senhor, já tudo passou e o tempo aliviou a minha ferida. Poderei aproximar da vossa boca o ouvido do coração, para ouvir de Vós, que sois a Verdade, o motivo por que o choro é doce aos desgraçados? Santo Agostinho (Confissões) Apesar de Raoul Ruiz não precisar de…
Por Pedro Henrique Gomes
A Edição Especial da OHUN, que celebra os 5 anos Mostra de Cinema Negro de Pelotas, realizada em junho deste ano (2021), trouxe um panorama curioso das formas e narrativas negras audiovisuais contemporâneas. Há um mundo em vias de ser evocado, convocado a participar de um registro convexo, historicamente fora do lugar, repleto de mistérios,…
Por Pedro Henrique Gomes
É preciso começar dizendo que, em meio ao horror e ao caos, há sempre um último suspiro de generosidade. A tarefa irrenunciável do artista começa quando este não pode mais negar a relva turva na qual é necessário fincar os pés e movimentar-se, ciente da iminência do perigo. Para vencer ou para ser derrotado? Pouco importa:…
Por Pedro Henrique Gomes
As danças, os salões, as festas, ambientes recorrentes em seus primeiros trabalhos, não aparecem como configuração de espaços casuais ou acessórios, mas correspondem a uma lógica, ou melhor, funcionam de acordo com seus ritmos e impulsos. O pacto e a confissão: o acidente possível, transfusão daquela barbárie que a imagem do cinema vai inscrever, ainda…
Arquivo do site
Blogs e sites recomendados
alexandre mattos Alfreld Herrhausen allan dwan amantes andres veiel andré novais oliveira ccbb charles burnett colonialismo comunismo conservadorismo cristal d.w. griffith david aynan Deutsche bank ditadura dostoievski ensaio escravidão espanha franco franquismo goethe intolerância james gray john berry john ford lorran dias luis bonfá mostra de cinema negro de pelotas noites brancas nouvelle vague tcheca ohun o nascimento de uma nação ousame sembene pedro almodóvar penélope cruz racismo RAF raoul walsh ronald reagan stan getz vinícius silva Wolfang Grams zinematógrafo