Cinema e crítica.


Tamango

Entre os cineastas americanos mais ativos durante o apogeu do cinema clássico (entre as décadas de 1940 e 1950), John Berry não poderia estar. Não exatamente por abrir mão da estética clássica, por não perseguir a fluência rítmica e o equilíbrio das formas que consagraram o estilo cinematográfico de John Ford a Raoul Walsh, de…

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    Elegia do amor e do ódio Agora, Senhor, já tudo passou e o tempo aliviou a minha ferida. Poderei aproximar da vossa boca o ouvido do coração, para ouvir de Vós, que sois a Verdade, o motivo por que o choro é doce aos desgraçados? Santo Agostinho (Confissões) Apesar de Raoul Ruiz não precisar de…

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    A Edição Especial da OHUN, que celebra os 5 anos Mostra de Cinema Negro de Pelotas, realizada em junho deste ano (2021), trouxe um panorama curioso das formas e narrativas negras audiovisuais contemporâneas. Há um mundo em vias de ser evocado, convocado a participar de um registro convexo, historicamente fora do lugar, repleto de mistérios,…

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    É preciso começar dizendo que, em meio ao horror e ao caos, há sempre um último suspiro de generosidade. A tarefa irrenunciável do artista começa quando este não pode mais negar a relva turva na qual é necessário fincar os pés e movimentar-se, ciente da iminência do perigo. Para vencer ou para ser derrotado? Pouco importa:…

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    As danças, os salões, as festas, ambientes recorrentes em seus primeiros trabalhos, não aparecem como configuração de espaços casuais ou acessórios, mas correspondem a uma lógica, ou melhor, funcionam de acordo com seus ritmos e impulsos. O pacto e a confissão: o acidente possível, transfusão daquela barbárie que a imagem do cinema vai inscrever, ainda…

Quando assistimos as famosas imagens dos três leões em Outubro, se os três leões fazem um efeito de montagem, é porque existem três ângulos de ponto de vista, não porque existe montagem.

Jean-Luc Godard, 1996

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